domingo, 27 de outubro de 2013

Boa tarde, compartilho com os colegas do blog uma atividade que desenvolvi com meus alunos, espero inspirar mais e mais colegas. Para acompanhar meu desenvolvimento vocês podem acompanhar meu blog: linkedfortics.blogspot.com.br. Abraços digitais.

A atividade desenvolvida foi criar um Blog que fosse como uma revista digital voltada para as dúvidas/ aconselhamento dos adolescentes. Essa atividade foi desenvolvida com os alunos do Ensino Médio, turma: 2º B – com 22 alunos do período noturno, na disciplina de Inglês (mas pode ser realizado por qualquer disciplina, basta fazer as adaptações necessárias). Os Objetivos eram a postagem de pequenas cartas (com nomes fictícios) onde os moderadores do blog darão conselhos aos leitores. O tempo usado para o desenvolvimento dessa atividade foi de 6 aulas tendo como conteúdos: conhecimento de mundo e de texto – carta para o blog juvenil ( como se organiza, quem escreve o que, onde, quando, por que, para que, para quem, e como). Conhecimento sistêmico – uso de verbos modais para dar conselhos e de orações condicionais. As competências desenvolvidas com os alunos foram: trabalhar o conhecimento dos alunos acerca da produção e organização de um blog, criação de pequenas cartas para envio ao blog, inferir significados para compreender a mensagem do texto e relacionar um pedido de conselho com o conselho dado, reconhecer verbos modais utilizados para pedir ajuda e/ou conselho, dar conselhos, reconhecer o uso de orações condicionais, prática escrita de orações condicionais; já as competências necessárias para o professor: conhecer e utilizar de forma correta a web, internet e seus recursos. As estratégias de ensino utilizadas foram: a leitura de textos, discussões em grupo, investigações e reflexões individuais posteriormente partilhadas, analise de outros blogs da internet. Os recursos: laboratório de informática com acesso a internet, dicionários bilíngues, textos variados e revistas, lousa e giz, livro didático e caderno do aluno (apostila). O tipo de avaliação a ser usada foi a avaliação processual, acompanhando o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Desenvolvimento da atividade

1. Foram apresentados textos aos alunos levando em conta o conhecimento prévio que eles possuem para que eles pudessem identificar a que gênero e tipo eles pertencem, em seguida foi feita a leitura e a compreensão dos textos indagando aos alunos: Qual é o veículo? Qual é o público-alvo? Quem lê? Quem escreve? Qual o objetivo do texto?

2. Logo após essa atividade fizemos uma discussão com a classe respondendo às perguntas sugeridas com a finalidade de rever e compreender o que foi trabalhado.

3. Dividi os alunos em pequenos grupos e distribui revistas para que eles pudessem analisar as sessões de cartas dos leitores. Em seguida, pedi aos alunos que fizessem a leitura dessa parte da revista procurando descobrir, com a ajuda de dicionários, palavras chaves e cognatas, qual era o problema de cada adolescente. OBS (Caso o professor não conte com as revistas em mãos, poderá levar os alunos para a sala de informática para lerem as revistas virtuais www.seventeen.com, www.ellegirl.com, www.cosmogirl.com. Se puderem pesquisar em revistas em inglês e português, peça para que comparem a forma como os conselhos e respostas são organizados e se os tipos de problemas são parecidos. A seguir discutir com os alunos como esses textos estão organizados, que informações há antes do pedido de ajuda e/ou conselho.). Nessa parte eu apresentei o conteúdo gramatical (verbos modais e orações condicionais)

4. Nessa aula os alunos foram divididos em grupo e produziram frases simples e curtas com a ajuda dos colegas. Após a produção dessas frases compartilhamos todas as orações na lousa corrigindo os possíveis erros e tirando as dúvidas dos alunos.

5. Os alunos foram na sala de informática para que eles pudessem pesquisar os blogs existentes na internet e analisa-los. De volta a sala de aula cada grupo escreveu uma pequena carta pedindo um conselho em português. Após a entrega das cartas e correção do professor, a turma passou as produções para a língua inglesa e escolheram os representantes e mediadores do blog (responsáveis pelas respostas e publicações no blog).

6. Nessa última aula os alunos foram novamente a sala de informática para criar o blog, escolher seu nome, layout etc. Após a criação do blog o acompanhamento será feito pela professora que observará o desenvolvimento das atividades através do blog.

Bibliografia

1. www.google.com.br

2. Caderno do aluno volume 3.

3. Caderno do professor volume3.

4. Torres, Nelson. Gramática Prática da Língua Inglesa. O Inglês descomplicado. Ed Saraiva 2010.

5. www.speakup.com.br/







quarta-feira, 23 de outubro de 2013




Olá pessoal,


Aguardo as postagens referentes ao Registro digital da experiência – o hipertexto, Internet (pesquisas), Blog da atividade, desenvolvida junto aos alunos.


Essa turma de 2013, tem muito que apresentar e contribuir com a rede colaborativa de aprendizagem, criada na DE Centro-Oeste, por meio dos cursos fornecidos do e-Proinfo.


Aguardo todos vocês!