Cursos

PILARES DA EDUCAÇÃO DIGITAL

"O curso Pilares da Educação Digital faz parte do Programa Microsoft Parceiros na Aprendizagem , uma iniciativa mundial da Microsoft que visa disponibilizar tecnologias e apoio pedagógico para o desenvolvimento do potencial pleno de gestores, educadores, estudantes e toda comunidade escolar. É um compromisso para melhorar a qualidade da educação e ampliar a inclusão digital e social por meio dos recursos da tecnologia."

"Pilares da Educação Digital: Possui foco pedagógico-filosófico e pouco técnico. Neste curso, os participantes podem usufruir de um conteúdo voltado para a relação entre o docente e a informação que é encontrada nos meios digitais. Espera-se, que ao final do curso, os docentes saibam como obter de forma mais dinâmica as informações de que necessita, saiba gerenciá-las, após uma boa análise desta e, posteriormente, possam interagir com outros docentes para que se publiquem estas e, por último, que os docentes tenham o embasamento para discussões significativas. " 

A formação tem por base os seis pilares da educação digital propostos pela Microsoft e está dividido nos seguintes módulos:

 Pesquisa da informação – módulo que demonstra aos cursistas os caminhos necessários para buscar informações através de meios digitais ou não digitais; 

Gestão da informação – módulo que apresenta os conceitos de gerenciamento e armazenamento de informações e a utilização dos aplicativos disponíveis que permitem o gerenciamento e armazenamento de arquivos nos próprios computadores ou na nuvem; 

 Tratamento da informação – este módulo tem como objetivo, demonstrar a melhor forma para extrair uma informação de conteúdos digitais ou um conjunto de informações que desejamos; 

Compartilhamento da informação – módulo que são abordados os conceitos e a importância da comunicação, bem como os recursos tecnológicos disponíveis para que a mesma ocorra; 

Disseminação da informação – este módulo apresenta os tipos de apresentação da informação (oral e mediada por recursos tecnológicos)
e o impacto da utilização de recursos multimídia nas salas de aula; 

Crítica da informação – neste módulo são abordados os conceitos e os procedimentos para a realização de debates em sala de aula, e as ferramentas disponíveis para a construção de um ambiente colaborativo, tais como: fóruns, redes sociais e blogs.

O curso, com carga horária de 60 horas,  será realizado inteiramente a distância. Poderão participar apenas os educadores da rede pública de ensino, em exercício no Quadro Magistério da Secretaria de Estado da Educação. Os interessados devem preencher formulário online de pré-inscrição no site da DE Centro-Oeste - http://decentrooeste.edunet.sp.gov.br/, em cursos, até o dia 31/03/2014, ou entrar em contato diretamente com os PCNP de Tecnologia, Jacqueline Arruda e Luciane Collares para mais informações. Tels: 5041-9408/ 5531-0596 ou e-mail: de10312n@see.sp.gov.br.

O Início do curso está previsto para  20/4/2014 e finalização em  30/5/2014.
A Diretoria de Ensino conta com 100 vagas para este curso destinadas, preferencialmente, aos professores do Ensino Integral.

Os professores interessados deverão constar em data base do CGRH, o mês de fevereiro . Os educadores que estiverem ingressando em março, por exemplo, poderão fazer o curso em uma próxima edição (2º semestre).

Carga Horária: 60 horas a distância.

Período de Pré- Inscrição: de 20/03/2014 a 31/03/2014.

Público-Alvo: Professores das escolas do Ensino Integral (preferencialmente).

Certificação: Expedido pela EFAP – Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores devidamente homologado.

Pré-requisitos: ser usuário da internet e possuir email (válido).

Atenção! Estão abertas as inscrições para os cursos de Tecnologia Educacional do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional -  ProInfo Integrado.


O Programa Nacional de Tecnologia Educacional é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. A partir dele surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles os cursos:

Introdução à Educação Digital: Este curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do ProInfo Integrado trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino. 
Acontece: Primeiro Semestre início em março.
Carga Horária – 60h, sendo 40h presenciais (10 encontros de 4h) e 20h a distância em ambiente colaborativo de aprendizagem – e-Proinfo. 
Encontros presenciais: sábados das 8h30 às 12h30.
Duração: 4 meses de março a junho.
Critério: pouco conhecimento em informática.
Organização do curso: 
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola.
Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Unidade 4: Elaboração e edição.
Unidade 5: Cooperação ou (interação) na rede.
Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Unidade 7: Projeção na sala de aula.
Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica.

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam: compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas.
Acontece: Segundo Semestre início em agosto.
Carga Horária – 60h, sendo 28h presenciais (7 encontros de 4h) e 32h a distância em ambiente colaborativo de aprendizagem – e-Proinfo.
Encontros presenciais: sábados das 8h30 às 12h30.
Duração: 5 meses de agosto a dezembro.
Critério: conhecimento básico em informática.
Organização do curso:
Unidade 1: Tecnologias de informação e comunicação na educação.
Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia.
Unidade 3: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Unidade 4: Prática Pedagógica Mídias Digitais.

Elaboração de Projetos: Visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:
- Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos em salas de aula;
- Compreender a história e o valor do trabalho com projetos e aprender formas de integrar as tecnologias no seu desenvolvimento;
- Analisar o currículo na perspectiva da integração com as TIC;
- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC);
- Utilizar os Mapas Conceituais ao trabalho com projetos e tecnologias, como uma estratégia para facilitar a aprendizagem.
Acontece: Segundo Semestre início em agosto.
Carga Horária – 40h, sendo 20h presenciais (5 encontros de 4h) e 20h a distância em ambiente colaborativo de aprendizagem – e-Proinfo.
Encontros presenciais: sábados das 8h30 às 12h30.
Duração: 4 meses de agosto a novembro.
Critério: conhecimento básico em informática.
Organização do curso:
Unidade 1: Projetos.
Unidade 2: Currículos e Tecnologias.
Unidade 3: Projetos e Tecnologias.

Redes de Aprendizagem: O curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino. 
Acontece: Primeiro Semestre início em março.
Carga Horária – 40h, sendo 20h presenciais (5 encontros de 4h) e 20h a distância em ambiente colaborativo de aprendizagem – e-Proinfo. 
Encontros presenciais: sábados das 8h30 às 12h30.
Duração: 4 meses de março a junho.
Critério: ter concluído um dos cursos: Introdução a Educação Digital, Tecnologias na Educação ou Elaboração de Projetos.
Organização do curso: 
Unidade 1: Cultura midiática e escola.
Unidade 2: Cultura das redes: mapeamentos fundamentais.
Unidade 3: Mídias Sociais e Escola-Caminhos para a Cidadania.
Onde acontece?
No Núcleo de Tecnologia Educacional Centro-Oeste - Av. Vital Brasil, 1260 - Butantã - EE Alberto Torres.

Certificado?
Certificação EFAP/SEE válida para evolução funcional.

Quem pode participar?
Professores e gestores das escolas públicas.

Como participar?
Professores interessados podem procurar o Professor Coordenador Pedagógico de Tecnologia (PCNP), do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Centro-Oeste por meio dos telefones:
55-5531 ou 5041-9408 com Jacqueline Arruda/Luciane Collares e/ou por e-mail de10312n@gmail.com.  

Inscrições?
Inscrições aqui
Período das inscrições:
1º semestre - Introdução à Educação Digital e Redes de Aprendizagem até o dia 19/02/2014.
2º semestre - Tecnologias na Educação e Elaboração de Projetos de 1 julho a 15 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário