sexta-feira, 24 de agosto de 2012

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


HIPERLINK


Após dar as orientações para a colega Márcia Martins realizar seu trabalho de hiperlink, em cima do projeto EMAI, foi lhe dado tempo e liberdade de construção. Não acompanhei passo a passo o trabalho, pois o mesmo não teve como ser feito na escola, assim, ela o fez em sua casa. Contudo, creio pelo que me foi reencaminhado (e-mail),  a “pesquisadora”, fez com sucesso a postagem de hiperlink em uma palavra destacada no texto, elaborado pelo grupo.
Percebi ao ler, que tendo a palavra relação com o conteúdo do texto, Márcia foi pesquisar na internet seu conteúdo na integra e após relacionar o que leu e ver que a palavra destacada tem sua função no contexto, copiou o endereço da web e fez link com a palavra encaminhada. Assim, o texto de resumo, ao ser linkado na palavra grifada abre janela na pesquisa realizada pela Profa. Márcia.
Em segundo momento, conversando com a mesma, foi comentado que ela fez outras buscas corrida na internet, mas nada achou em vídeos ou imagens que, lhe fizessem ter interesse por montar seu hipertexto.
Fica claro que, como a “pesquisadora”, não teve maior tempo e também, talvez maior entendimento da ferramenta, não pensou em utilizar um meio de anotações próprias e linkar, a ideia sugerida, contribuindo no texto original.
 Contudo, a profa. hoje, tem conhecimento mesmo que inicial do que a ferramenta pode auxilia-la no futuro, pois em seu relato pessoal comigo, mostrou-se admirada com a existência desta.
 Carla e Isabel






Hagaquê- Mitzi

Olá pessoal,
Aqui está minha hagaquê.
Foi muito interessante esta atividade e os alunos também gostariam.
Mitzi

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Utilizando o programa HagáQuê na escola


Produção de história em quadrinhos sobre o uso adequado de tecnologia na escola, incentivando os alunos a comporem suas próprias narrativas, através de ilustrações com o programa HagáQuê.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CRIAÇÃO DE ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

Atividade 2.8

Nesta atividade, eu e a Fernanda (prof.ª de Biologia na EE Guiomar Rocha Rinaldi) vamos desenvolver um blog com a turma do 2º ano A Ensino Médio. Ela me passou por e-mail os grupos e os subtemas. Eu montei o blog. Os alunos vão começar a postar a atividades desenvolvidas por eles. O blog é sobre olímpiadas: PROJETO OLIMPÍADAS – Inglaterra.

CRIAÇÃO DO BLOG – PROJETO OLIMPÍADAS

Objetivos:    Os alunos deverão pesquisar sobre temas relacionados a olimpíadas;

                 Após pesquisa, os alunos deverão postar o que selecionaram num blog montado por professores;

               Os alunos deverão trocar ideias, comentários, fotos, entre si e com os professores administradores do blog.

Série:                         1º ano A – Ensino Médio

              Pode ser desenvolvida essa atividade em qualquer série, desde que o professor orientador adeque a atividade de acordo com o nível de aprendizagem que se encontra a turma.

Conteúdo:    Criação e postagens em blog.

                        Tema: Olimpíadas. País pesquisado: Inglaterra.

Disciplina: A atividade é adequada para qualquer disciplina, pode ser trabalhada em transversalidade. Neste caso, cada turma de Ensino Médio pesquisou um país, cada turma com seu professor coordenador, independente da matéria que leciona.

Recursos: Materiais de papelaria, computadores, internet, sites de busca, pacote Office, e-mail, g mail, câmera fotográfica, blog para postagens dos temas pesquisados.

Competências: Professor: conhecer o tema trabalhado, saber nortear caminhos de pesquisa em sites, ser pesquisador, interativo e ter domínio de tecnologias de informação necessárias para o desenvolvimento desta atividade;

                Aluno: fazer uso de tecnologias de informação, ser pesquisador, interativo, saber navegar por sites buscadores focando no tema sugerido.

O endereço do blog é: 2aguiomarrocharinaldi@blogspot.com.br

Visitem quando puder, está ficando lindo! Um trabalho feito a muitas mãos.

Silvana Cardoso

domingo, 19 de agosto de 2012

APRENDENDO COM PARLENDAS

Aproveitando a proposta do blog, construímos um hipertexto com parlendas. Os “links”  acessados foram as imagens que representam as palavras da parlenda.

O conhecimento dos conceitos somente é suficiente para viabilizar a operacionalização das atividades em sala de aula. Dificilmente saberemos o que fazer sem antes saber como essa criança funciona

Lucia Helena Freire
2.8 - REGISTRO DA EXPERIÊNCIA COM HIPERTEXTO







2.6 PLANEJAR UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO


2.8 O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
                A atividade foi realizada em sala de recursos, com o objetivo de  instigar a leitura e a escrita com hipertexto de imagens.
                Com o acesso à internet utilizamos o site  de parlendas, onde foi escolhida a da Bruxa, à qual recitamos várias vezes, procuramos imagens significativas referentes à parlenda, inserimos o hiperlink das palavras associadas às respectivas imagens; foram feitas pesquisas de imagens que embasavam a parlenda.Gostaram da atividade, foram feitos vários ajustes pela professora. Ficaram encantados com as atividades, porém foi muito difícil, já que os alunos apresentam muitas dificuldades intelectuais.
No meio de todas essas dificuldades encontram-se as oportunidades
Albert Einstein




PROJETO EDUCAÇÃO MÁTEMATICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL



EMAI

Prezados Professores e Professoras Dos Anos iniciais do Ensino Fundamental

O Projeto “Educação Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – EMAI”  compreende um conjunto de ações que tem como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação de professores e a avaliação, elementos chave de promoção de qualidade da educação.


TRAJETÓRIA HIPOTÉTICAS DE APRENDIZAGEM

Diversos estudos mostram que, muito cedo, os alunos têm conhecimentos sobre as funções dos números em seu cotidiano seja em seu aspecto cardinal, ordinal, de medida ou de codificação.

Na escola, esses conhecimentos precisam ser explorados e ampliados e, essa ampliação  precisa apoiar-se na vivência dos alunos na exploração de atividades diversificadas em que as funções sociais dos números que utilizam fiquem explicitadas.

Para usar esses conhecimentos é necessário que os professores façam um levantamento do que  seus alunos já sabem sobre os números, seus usos, quais identificam, quais sabem ler, quais sabem escrever e que os  ajudem a organizar esses conhecimentos.

OBJETIVO
 A proposta do projeto indicado acima é, de melhorar o entendimento em matemática na rede, assim como promover um rendimento maior no desenvolvimento do aluno. Desta maneira, a atividade de hipertexto/hiperlink, pode garantir ao professor maior esclarecimento  no assunto, assim como ser autor no projeto por meio de suas reflexões.

DESENVOLVIMENTO
 Uma vez realizada a atividade. 

ATIVIDADE
Realizada pelo grupo da Carla, Angela, Isabel e Cynthia.
Ao aplicar esta atividade a uma  colega responsável pela sala de informática, não  encontrei dificuldade, uma vez que a prof. Kátia, já  tendo conhecimentos básicos das ferramentas tecnológicas concluiu satisfatoriamente a atividade. Cynthia

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ATIVIDADE 2.8 - REGISTRO DIGITAL - HIPERTEXTO - MARLY FURMANKIEWICZ DE MELLO

       A atividade com hipertexto foi planejada por Regina Ferreira e por mim, Marly Furmankiewicz de Mello, pode ser lida, assim como os textos elaborados, no meu blog cujo link é
      Eu a apliquei na 6ª feira, dez de agosto, na EMEF Dona Chiquinha Rodrigues para duas salas de 9ª série. Nessa escola os todos os alunos vão ao laboratório de informática duas vezes por semana e são acompanhados por um professor especialmente treinado para realizar atividades educativas tendo como recurso as ferramentas do computador e a internet, portanto as nonas séries possuem algum conhecimento sobre como efetuar pesquisas, digitação de textos e confecção de slides.
    No dia anterior estive na escola para preparar os computadores e pude conhecer os alunos. Eles demonstraram um comportamento indisciplinado e muito dispersivo, por essa razão elaborei um texto intitulado "Pepsi-Cola" para explicar o que é hipertexto e hiperlink, que lhes foi apresentado com uso de um data show.
OBSERVAÇÕES:
  •   O texto apresentado aos alunos por mim casava com um projeto elaborado pelos professores da escola sobre Jogos Olímpicos.
  •  Os alunos sentaram-se diante dos computadores em duplas e se comportaram bem durante as explicações, todos atentos e em silêncio.
  •   Cerca de 60% dos alunos terminaram a atividade e dentre eles alguns foram além do que foi solicitado. Pediram orientações sobre como colocar os links no texto e perguntaram se era possível lincar palavras a arquivos do seu computador, figuras e vídeos da internet, se as figuras inseridas nos textos poderiam também receber links. Apenas uma dupla perguntou se era possível fazer links em slide de power point.
  •    Percebi que duplas vizinhas procuravam se auxiliar repetindo as explicações que eu havia dado o que facilitou a realização da atividade.
  •    Perguntei aos alunos o que eles acharam da atividade e do hipertexto. Eles gostaram e afirmaram que o hipertexto permitia encontrar as informações desconhecidas rapidamente e isso facilitava muito sua compreensão, no caso de trabalhos escolares poderiam obter todo o conhecimento sem muito trabalho.
  •   Cerca de 40% dos alunos não mostraram interesse, entraram na internet com atividade diferente da programada apesar dos meus pedidos para a realização do trabalho sobre hipertexto.
REFLEXÕES:
    A atividade programada e aplicada poderia ser complementada solicitando aos alunos a criação de um texto e a sua transformação para hipertexto, como por exemplo, uma redação sobre um dos esportes da Olimpíada, pesquisas sobre medidas e áreas dos equipamentos esportivos com ilustrações, a importância da prática esportiva para a saúde das pessoas entre outros, uma vez que Jogos Olímpicos é um projeto que está sendo desenvolvido na escola que eu visitei.

CONCLUSÕES:
    Acredito ser possível utilizar a construção de hipertexto como recurso facilitador de aprendizagens nos diversos componentes curriculares porém o professor deve ter cuidado para que ele não se torne uma colcha de retalhos  onde os alunos façam apenas o exercício de copiar e colar. É necessário que o professor elabore com cuidado esse tipo de atividade dando oportunidade ao aluno de selecionar e analisar textos, reescrever e resumir informações para que dessa forma demonstre que adquiriu o conhecimento, objeto da pesquisa, e desenvolveu as habilidades programas pelo docente em seu plano de ensino.


PRODUÇÃO DA ALUNA FABIANE ALVES DA SILVA - 8°A

Arthur Zanetti conquista ouro nas argolas e ganha a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira
               
               O brasileiro Arthur Zanetti entrou nesta segunda-feira (6/8) para a história do esporte brasileiro. Ele faturou o ouro nas argolas na ginástica artística, conquistou o segundo título do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e a primeira medalha na história da modalidade para o País.
             O brasileiro conseguiu a nota de 15.900 e deixou para trás o campeão olímpico e tetracampeão mundial do aparelho, o chinês Chen Yibing, que ficou com a prata.
       Logo na primeira prova, Yibing começou muito bem e fez a sua série perto da perfeição, conseguindo a pontuação de 15.800. O russo Aleksandr Balandin também foi bem e ficou com a nota de 15.666, e o italiano Matteo Morandi conseguiu nota pontuação maior, 15.733, colocando ainda mais pressão no brasileiro.
               Com o título de Zanetti, o Brasil chegou a dois ouros, uma prata e cinco bronzes em Londres.
              Zanetti despontou para o cenário internacional ao conquistar a medalha de prata no aparelho no Mundial de Tóquio, no ano passado. No Pan de Guadalajara, quando era o favorito, acabou com outra prata e ficou com um gosto de decepção na boca, mas sabia que o seu principal momento viria em Londres.
             Natural de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, o ginasta de 22 anos se especializou no aparelho das argolas, e a opção tem se mostrado correta. Baixinho, ele tem apenas 1,56 m de altura, mas possui braços largos e com força descomunal: o biótipo perfeito para a ginástica.
             O ouro coroa um esporte em que o Brasil era saco de pancadas até a Olimpíada de Sydney 2000, mas que investiu em técnicos estrangeiros e infraestrutura. Os resultados vêm acontecendo há dez anos e o ápice chegou com Zanetti.

(Foto montagem produzida com material pertencente à professora Marly utilizando o site www.scrapee.net)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Teorema de Pitágoras, o Teorema de Tales e as Razões Trigonométricas

Aproveitando a grade curricular do 3º bimestre, construí um hipertexto focalizando o Teorema de Pitágoras, o Teorema de Tales e as Razões Trigonométricas. Assim, os links foram as palavras que necessitavam de um maior esclarecimento ou mesmo de uma definição. Foi muito proveitoso. Abraços a todos. Prof. Adalberto

Regina Fer. - ativ. 2.8 - Aula usando hipertexto

Eu escrevi no face de 3 salas, apresentando a proposta, com o meu blog e meu e-mail. Como algumas salas não tinham Face, escrevi na lousa o que eu queria.
Na minha escola há poucos computadores disponíveis e a sala de internet só funciona à tarde e alguns alunos fazem outros cursos ou mesmo trabalham. Eu me disponibilizei para alguns que pudessem, para trabalharmos após a aula com o meu computador.

Como estou trabalhando com Morfologia e Romantismo, apliquei o texto (que elaborei com minha colega Marly, juntamente com os objetivos e passos do trabalho), mas pedi para eles fazerem o link com o wikicionário, que daria a classe morfológica.

Passei a atividade em 13/08/2012, e dei como prazo, até 27/8.

Vejam este trabalho que não está correto

domingo, 12 de agosto de 2012

Registros Digitais da Prática realizada


Queridos curistas,

Esse espaço foi criado para que vocês registrem as suas experiências em realizar uma atividade com Hipertexto ou Internet com seus alunos. Disponibilize os registros digitais da maneira que achar mais adequada e significativa, sejam eles apresentados em diferentes formatos: textos, slides, vídeos, imagens, texto e imagens. 
Aproveite e convide os demais colegas para visitarem o seu blog, portanto não se esqueçam de divulgar o endereço. 

Aguardo todos vocês!

Abraços,
Jacqueline Arruda