A
atividade com hipertexto foi planejada por Regina Ferreira e por mim, Marly
Furmankiewicz de Mello, pode ser lida, assim como os textos elaborados,
no meu blog cujo link é
Eu a apliquei na 6ª feira, dez de agosto, na EMEF Dona Chiquinha Rodrigues para duas
salas de 9ª série. Nessa escola os todos os alunos vão ao laboratório de
informática duas vezes por semana e são acompanhados por um professor
especialmente treinado para realizar atividades educativas tendo como recurso
as ferramentas do computador e a internet, portanto as nonas séries possuem
algum conhecimento sobre como efetuar pesquisas, digitação de textos e
confecção de slides.
No dia
anterior estive na escola para preparar os computadores e pude conhecer os
alunos. Eles demonstraram um comportamento indisciplinado e muito dispersivo,
por essa razão elaborei um texto intitulado "Pepsi-Cola" para
explicar o que é hipertexto e hiperlink, que lhes foi apresentado com uso de um
data show.
OBSERVAÇÕES:
- O texto apresentado aos alunos por mim casava com um projeto elaborado pelos professores da escola sobre Jogos Olímpicos.
- Os alunos sentaram-se diante dos computadores em duplas e se comportaram bem durante as explicações, todos atentos e em silêncio.
- Cerca de 60% dos alunos terminaram a atividade e dentre eles alguns foram além do que foi solicitado. Pediram orientações sobre como colocar os links no texto e perguntaram se era possível lincar palavras a arquivos do seu computador, figuras e vídeos da internet, se as figuras inseridas nos textos poderiam também receber links. Apenas uma dupla perguntou se era possível fazer links em slide de power point.
- Percebi que duplas vizinhas procuravam se auxiliar repetindo as explicações que eu havia dado o que facilitou a realização da atividade.
- Perguntei aos alunos o que eles acharam da atividade e do hipertexto. Eles gostaram e afirmaram que o hipertexto permitia encontrar as informações desconhecidas rapidamente e isso facilitava muito sua compreensão, no caso de trabalhos escolares poderiam obter todo o conhecimento sem muito trabalho.
- Cerca de 40% dos alunos não mostraram interesse, entraram na internet com atividade diferente da programada apesar dos meus pedidos para a realização do trabalho sobre hipertexto.
REFLEXÕES:
A
atividade programada e aplicada poderia ser complementada solicitando aos
alunos a criação de um texto e a sua transformação para hipertexto, como por
exemplo, uma redação sobre um dos esportes da Olimpíada, pesquisas sobre
medidas e áreas dos equipamentos esportivos com ilustrações, a importância da
prática esportiva para a saúde das pessoas entre outros, uma vez que Jogos
Olímpicos é um projeto que está sendo desenvolvido na escola que eu visitei.
CONCLUSÕES:
Acredito ser
possível utilizar a construção de hipertexto como recurso facilitador de
aprendizagens nos diversos componentes curriculares porém o professor deve ter
cuidado para que ele não se torne uma colcha de retalhos onde os alunos façam apenas o exercício de
copiar e colar. É necessário que o professor elabore com cuidado esse tipo de
atividade dando oportunidade ao aluno de selecionar e analisar textos,
reescrever e resumir informações para que dessa forma demonstre que adquiriu o
conhecimento, objeto da pesquisa, e desenvolveu as habilidades programas pelo
docente em seu plano de ensino.
PRODUÇÃO DA ALUNA FABIANE ALVES DA SILVA - 8°A
PRODUÇÃO DA ALUNA FABIANE ALVES DA SILVA - 8°A
Arthur Zanetti conquista
ouro nas argolas e ganha a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira
O brasileiro Arthur Zanetti entrou nesta
segunda-feira (6/8) para a história do esporte brasileiro. Ele faturou o ouro
nas argolas na ginástica artística, conquistou o segundo título do Brasil nos
Jogos Olímpicos de Londres e a primeira
medalha na história da modalidade para o País.
O brasileiro conseguiu a nota
de 15.900 e deixou para trás o campeão olímpico e tetracampeão mundial do
aparelho, o chinês Chen Yibing, que ficou com a
prata.
Logo na primeira prova, Yibing começou muito
bem e fez a sua série perto da perfeição, conseguindo a pontuação de 15.800.
O russo Aleksandr Balandin também foi bem e
ficou com a nota de 15.666, e o italiano Matteo Morandi conseguiu nota
pontuação maior, 15.733, colocando ainda mais pressão no brasileiro.
Com o título de Zanetti, o Brasil
chegou a dois ouros, uma prata e cinco bronzes em Londres.
Zanetti despontou para o
cenário internacional ao conquistar a medalha de prata no aparelho no Mundial
de Tóquio, no ano passado. No Pan de Guadalajara, quando era o
favorito, acabou com outra prata e ficou com um gosto de decepção na boca,
mas sabia que o seu principal momento viria em Londres.
Natural de São Caetano do Sul, no ABC
Paulista, o ginasta de 22 anos se especializou no aparelho das argolas, e a
opção tem se mostrado correta. Baixinho, ele tem apenas 1,56 m de altura, mas
possui braços largos e com força descomunal: o biótipo perfeito para a
ginástica.
O ouro coroa um esporte em que
o Brasil era saco de pancadas até a Olimpíada de Sydney 2000, mas que
investiu em técnicos estrangeiros e infraestrutura. Os resultados vêm
acontecendo há dez anos e o ápice chegou com
Zanetti.
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(Foto montagem produzida com material pertencente à professora Marly utilizando o site www.scrapee.net) |
Eu e a Marly trabalhamos com o mesmo texto, mas, como sou professora de Português, pedi para eles identificarem:
ResponderExcluir1.Substantivo, 2.Adjetivo, 3.Verbo, 4. 5. Três diferentes preposições,
6. A palavra “uma” expressa como artigo indefinido e também expressa como numeral ordinal,
7.
8. Contração da preposição “em” e o artigo definido “a”.
9. Pronome pessoal reto,
10. Pronome pessoal oblíquo,
11. Pronome possessivo,
12. Pronome indefinido.
Em seguida deveriam fazer o link com o wikicionário, que apresenta a classe morfológica.
Em duplas.
Que me mandassem depois por e-mail.