Ativ 3-4 e 3.5_junior- Elaboração de planos de aula para o desenvolvimento de projetos de trabalho com uso de tecnologias.
E-PROINFO - Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Jacqueline Aparecida Borges Arruda
Período: Segundo semestre/2013
Elaborado por: José Moacyr Freitas de Araujo Junior
Adaptado do Projeto da Professora: Laura Susako Maruo
E.E. Fernão Dias Paes
PROJETO
Título: Linguagem Visual – comunicação através das formas
Público alvo: alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental
Tempo necessário: aproximadamente 05 aulas
Objetivos gerais:
- Introduzir o hipertexto e internet como recurso de aprendizagem;
- Conscientizar os alunos da força da linguagem visual;
- Promover nos alunos atitudes relacionadas à de um leitor crítico, proficiente em relação às imagens que nos cercam;
- Estimular a apreciação e produção de pictogramas como instrumento de sensibilização e estética;
- Entender o Modo Imperativo de forma contextualizada.
Objetivos educacionais
- Estimular o trabalho cooperativo e colaborativo;
- Estimular o aluno a comunicar-se;
- Orientar o aluno sobre a leitura de linguagens não verbais e interpretar as informações nele contidas;
- Estimular o senso de organização e planejamento através da proposta – elaboração de pictogramas para a escola.
Competências e habilidades
- Leitura: reconhecimento de palavras associadas ao espaço escolar, relação entre imagens, descrições e vocabulário, localização de informações específicas, perceber o uso de várias palavras da língua inglesa no nosso vocabulário (português), deduzir o significado de palavras e expressões através dos contextos contidos nos links.
Conteúdos:
- Estratégias de leitura que auxiliam os alunos no entendimento de um texto não verbal;
- Tempo verbal: modo imperativo.
Estratégias:
- Levantamento de conhecimentos prévios do aluno por meio de forma dialógica;
- Construção de conhecimentos prévios por meio de forma dialogada com os alunos;
- Acompanhamento da aprendizagem organizada em grupo e individual.
Recursos do professor:
- Computadores e/ou projetor multimídia;
- Giz e lousa;
Recursos dos alunos:
- Internet – como fonte de pesquisa.
- Cartolina, lápis de cor, papel sulfite e outros (de acordo com as necessidades de cada aluno e/ou grupo).
Organização da sala: Os alunos trabalharão em grupo, visando a produção de conhecimentos individual e no coletivo.
Metodologia
- Identificar os ambientes que a escola possui - para facilitar a circulação das pessoas de forma concreta (contextualização) e demonstrar a importância desse estudo para a comunidade escolar, uma vez que a escola não possui placas de identificação em todos os seus ambientes.
-Trabalhar com os alunos em sala de aula e/ou sala de informática para que eles pesquisem na Internet informações sobre pictogramas e sua importância no nosso cotidiano;
- Fazer registros em papel sulfite ou caderno das descobertas que sejam significativos para eles;
Produção final: Sugestões de pictogramas para a identificação dos ambientes que a escola possui.
Avaliação: Circulando entre os alunos, acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos para sanar possíveis dificuldades e verificar o envolvimento e desempenho de cada aluno nas atividades propostas.
Finalizando, solicitar aos alunos que façam um relato das atividades realizadas contendo: qual a atividade que mais gostaram, qual a que menos gostaram de realizar, o que foi fácil e difícil de realizar, o que aprenderam, e outros itens que querem relatar. Não esquecer que as respostas devem ser justificadas.
Conclusão: Com esta sequência didática os alunos terão a oportunidade de conhecer e praticar a linguagem visual e ampliarão os seus conhecimentos sobre o uso efetivo da língua.
Sugestões para o trabalho interdisciplinar: Com o trabalho colaborativo dos professores de Arte, Geografia e Educação Física os alunos poderão obter outras aprendizagens de acordo com os objetivos de cada uma das disciplinas indicadas.
Linguagem Visual – comunicação através das formas
Sequência didática – Atividades
Parte A (tempo necessário: 4 aulas)
Introdução (sala de aula)
De caráter informativo e educativo, para orientar as pessoas, os alunos deverão criar pictogramas que poderão ser expostos no ambiente escolar.
Procedimentos: Formar grupos de 5 a 6 alunos e cada grupo deverá eleger um monitor. Circule com os alunos pela escola a fim de que possam fazer o levantamento dos ambientes que a escola possui. Os alunos deverão ter em mãos caneta ou lápis e folha de sulfite ou caderno.
Atividade 1 (sala de informática)
a- Leia a frase abaixo:
“Todo cidadão tem o dever de conhecer, proteger, respeitar e obedecer às placas de sinalização”.
a- Insira um link na expressão: “ placas de sinalização”.
Procedimentos: Pergunte aos alunos o que significa a palavra “link” e explique como inseri-lo num texto e como proceder para acessá-lo. Explique também o que é estrangeirismo.
Circule entre os alunos para sanar possíveis dúvidas.
b- Leia: Em vários lugares encontramos imagens que foram criadas para facilitar a comunicação entre pessoas de diferentes países e idiomas de forma simples e não verbal.
Essas imagens, conhecidas como pictogramas são símbolos graficos representando um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos.
Procedimentos: Solicite aos alunos que explorem os links (em azul). Peça aos alunos que descrevam (oral) o que eles estão observando. Coloque as respostas na lousa, se possível. Professor, nesta tarefa não são esperadas respostas detalhadas por parte dos alunos, mas apenas o que observam nas imagens.
Atividade 2 (sala de informática)
a- Escolha cinco pictogramas utilizados nos Jogos Olimpicos de 2008 ou aqueles que serão utilizados em 2016 e diga qual o significado de cada uma.
b- Escolha cinco pictogramas utilizados nos celulares, rodovias, supermercados, guias turísticos, ruas, mapas, metrô e outros lugares e diga qual a mensagem transmitida.
Procedimentos:
a-Solicitar aos alunos (grupo) que explorem os links e copiem no caderno os pictogramas selecionados, identificando qual a mensagem que estão transmitindo.
b- Solicite aos alunos que naveguem neste link antes de fazer o que se pede.
Obs: circule entre os alunos verificando o envolvimento e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas, sanando as dúvidas que possam ocorrer.
Sugestão: Os alunos poderão realizar esta atividade no computador. Neste caso, deverão tirar uma cópia e entregar ao professor.
Atividade 3 (sala de aula)
a- Cada monitor deverá apresentar a atividade anterior para os demais alunos e professor.
Procedimentos: O monitor deverá explicar o porquê da escolha dos pictogramas escolhidos.
b-Usando a criatividade, cada equipe deverá criar seus próprios pictogramas, tendo como temas:
- Basquetebol!
- Handebol!
- Voleibol!
- Futebol!
Procedimentos: Individualmente os alunos deverão fazer os pictogramas e depois trocar ideias com os colegas do grupo, selecionando aqueles que serão apresentados para o professor.
Parte B
Tempo máximo: até 10 aulas ( ou o necessário – de acordo com o andamento das aulas).
Atividade 4 ( sala de informática e sala de aula)
Procedimentos: Os alunos (em grupo) deverão criar os pictogramas de acordo com o levantamento que fizeram do ambiente escolar.
Obs: Espera-se que os alunos tenham a curiosidade de abrir o link (escola).
Atividade 5 ( sala de aula)
Elaborar um cartaz com os pictogramas criados.
Procedimentos: Com a ajuda do professor e dos colegas, cada grupo deverá confeccionar seus cartazes com os pictogramas criados.
Atividade 6 ( sala de aula)
1- Apresentação dos cartazes com os pictogramas.
2- Escolhas dos pictogramas que serão fixados no ambiente escolar.
Atividade 7 ( extraclasse)
Cada grupo vai realizar a tarefa (item 2 da atividade 6) e apresentar o trabalho em Power Point (sala de aula e/ou sala de informática).
Obs: Para promover a participação de todos os alunos, aqueles que não conhecem o Power Point poderão apresentar as placas desenhadas em cartolina.
Procedimentos: Professor deverá orientar esta atividade explicando que o trabalho poderá ser apresentado em Power Point (desenhos ou fotos das placas de sinalização).
Atividade 8 ( sala de aula)
Confeccionar as placas de sinalização que orientarão as pessoas que circulam no nosso espaço escolar.
Obs: Esta finalização envolve tramites burocráticos (liberação de verbas), portanto não será possível realizar no momento.
Será outra sequência didática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário