quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Olá  colegas do curso, envio a atividade 3.4/3.5: Projeto: Os Recursos Naturais que o Mundo Oferece.

 Proinfo 
Curso Tecnologias na Educação : Ensinando e Aprendendo com as TIC    
Tutora:Jacqueline Aparecida Borges Arruda.
Período : Segundo semestre / 2013
Elaborado por:Antonio Carlos Durigon . Professor de Geografia.
e-mail:carlosdurigon@ hotimail.com
E.E Prof. Pedro Fonseca.
                                          

                                                               Projeto

Título: "Os Recursos Naturais Que o Mundo Oferece".

Público alvo:alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Tempo Necessário:mais de 10 aulas.

Objetivos gerais.
-Introduzi o hipertexto e internet como recuso de aprendizagem ;
-Conscientizar os alunos do consumo consciente;--
-Provocar os alunos a serem consumidores de maneira reflexiva.
 -Estimular para que os separem os materiais que dão para serem reaproveitados;
-Entender que os recursos naturais um dia poderão se esgotar ;

Objetivos  educacionais
-Estimular o trabalho cooperativo e colaborativo;
-Estimular o aluno a conscientizar as pessoas a praticarem o uso sustentável;
Ensinar os alunos serem menos consumistas .

Competências e Habilidades-
-Saber o mau que determinados produtos irão causar para a natureza ;
-Quanto tempo leva para se desfazer na natureza ;
-Quais são os impactos que causam para a natureza;
-Ter cuidado ao ver uma propaganda pelas TVs dos produtos antes de comprar.

Conteúdos:
-Direcionar textos que venham tratar do assuntos sobre as consequências que irão causar a natureza e o tempo que vai demorar para recompor.
Os elementos químicos que foram usados para fabricar determinados produtos .

Estratégias
-Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos;
-Construção de conhecimentos prévios de forma dialogada com os alunos;
-Monitoramento da aprendizagem organizada em grupo e individual.

Recursos do professor:
- computador e/ ou projetor multimídias;
- Mapas para localizar as regiões no mundo onde provocam as maiores devastações da natureza em razão da consumo desenfreado .
-Estudo do meio(excursões).

Recursos dos aluno:
-Internet como fonte de pesquisa.
 -Cartolina, lápis de cor ,papel sulfite e outros (de acordo com as necessidades de cada aluno e / ou do grupo).

Organização da sala:
-Os alunos trabalharão em grupo ,mas cada um construindo a sua aprendizagem .

Metodologia
-Identificar os ambientes que a escola possui para facilitar a circulação das pessoas de forma concreta (contextualização) e demonstrar a importância desse estudo para a comunidade escolar.
-Trabalhar com os alunos em sala de aula e /ou sala de informática para que eles pesquisem   na Internet informações sobre o assunto e sua importância das nossas necessidades do nosso cotidiano ;
-Fazer registros das descobertas que sejam significativas para eles.

Produção Final:
- Levar a percepção dos alunos do quanto ele consome dos recursos naturais e a quantidade de lixo produzido por eles em um mês.

Avaliação
Circulando entre os alunos ,acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos para sanar possíveis dificuldades e verificar o desenvolvimento de cada aluno nas atividades propostas.

Conclusão:
-Com essa sequência didática os alunos terão a oportunidade de conhecer e praticar o quanto ele é parte integrante do mundo em que vive para estar preservando ou ajudando a destruir ainda mais .

Sugestões para o trabalho interdisciplinar:
-Com o trabalho colaborativo dos professores de ciências,matemática os alunos poderão obter outras aprendizagens de acordo com os objetivos de cada umas das disciplinas indicadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário