e-proinfo: Tecnologias na Educação: ensinando
e aprendendo com as TIC
Tutora: Jacqueline Aparecida Borges Arruda
Projeto: Etnografia e Literatura lusófona
africana
Elaborado em conjunto: Regina Balão, Silvia Claudia Gaitan,
Vanda Arruda
Atividade 3.4 - Construção do
Projeto
E.E.
Pereira Barreto
Projeto: Etnografia
e Literatura Lusófona Africana
- Objetivos
O ensino médio se constitui como etapa intermediária entre o
Ensino Fundamental e a Educação Superior atendendo adolescentes, jovens e adultos
com diferentes expectativas e tendo como finalidade o desenvolvimento do
indivíduo, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da
cidadania.
Compreendendo o seu papel no próprio processo histórico,
atento às transformações da sociedade, compreendendo os fenômenos sociais,
científicos, literários e artísticos que permeiam o nosso mundo. É necessário
perceber as diversidades do mundo moderno, promovendo a capacidade de pensar,
refletir, compreender e agir sobre as determinações da vida social e produtiva,
observando a cultura na perspectiva da emancipação humana.
Este projeto visa abrir um espaço de diálogo intercultural,
possibilitando refletir como somos diferentes uns dos outros nas produções
exteriores da cultura (histórias, mitos, hábitos, normas de convivência social
e arte que produzimos), e, contraditoriamente, como somos iguais em essência,
aceitando o outro na diversidade.
A linguagem é um elemento essencial nesse processo, pois envolve
os indivíduos em seu simbolismo regulando as estruturas mentais, emocionais e
perceptivas. A linguagem está aqui definida tal como encontramos nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): “a capacidade humana de articular significados coletivos e
compartilhá-los, em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo
com as necessidades e experiências da vida em sociedade.” [p. 5].
Neste trabalho visamos desenvolver prioritariamente a competência
de compreender e usar os sistemas simbólicos como meios de organização cognitiva
da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e
informação, relacionando textos com seus contextos diante da natureza, função e
organização das manifestações simbólicas considerando-se as condições de
produção e recepção, envolvendo nesse processo o uso das tecnologias de
informação e comunicação (TIC).
- Conteúdos
- Contexto
histórico e social da produção literária na África lusófona.
- Diversas
manifestações literárias, seus autores e suas obras.
-
Estudos etnográficos.
-
Diversidade cultural.
-
Relação cultural entre grupos (aculturação)
- Séries
Primeiras (etnografia) e terceiras séries do
Ensino Médio (literatura)
- Material necessário
Computadores com acesso à internet para pesquisa, interação em
blog, e criação de uma apresentação com os resultados dos estudos.
Livros didáticos e textos
literários lusófonos africanos.
- Desenvolvimento
- Motivação conhecer um pouco do contexto histórico e social dos países lusófonos africanos.
1a. aula. Relações culturais e linguísticas ente alguns
países africanos e Brasil, a prosa literária e a modernidade.
Discussão Oral:
- Quais expressões da cultura africana os alunos conhecem? (Registro
na lousa em forma de lista)
- Discutir como muitas vezes construímos uma imagem do outro de
forma muito superficial. Convidá-los ao aprofundamento das manifestações
culturais, sobretudo as literárias.
- Abordagem Etnográfica
Leitura de Texto: Situação de Aprendizagem 4 – Caderno do aluno – Volume 3.
- Texto: “Construindo pontes de modernidade entre países
africanos e o Brasil.” de José Luis Landeira e João Henrique Mateos
- Debate sobre o texto, questões de interpretação.
2a. aula. Aula expositiva: contexto histórico e social de alguns países africanos de colonização
portuguesa (Angola e Moçambique); características da literatura e etnografia
3a. aula. Leitura de poesia
- Localizar informações relevantes do texto;
- Formular opinião adequada sobre um fato artístico;
- Perceber a temática
- Contextualizaçao e estudo de comportamentos e produção cultural
Poesia
Cerimônia de Passagem
A zebra feriu-se na pedra
a pedra produziu lume
a pedra produziu lume
A rapariga provou o sangue
o sangue deu fruto
o sangue deu fruto
A mulher semeou o campo
o campo amadureceu o vinho
o campo amadureceu o vinho
O homem bebeu o vinho
o vinho cresceu o canto
o vinho cresceu o canto
O velho começou o círculo
círculo fechou o princípio
círculo fechou o princípio
A zebra feriu-se na pedra
a pedra produziu lume.
a pedra produziu lume.
Luanda, 1985.
Ana Paula Tavares
Tarefas a ser desenvolvidas pelos alunos:
- Postar um comentário crítico sobre a leitura do texto.
- Análise do conceito etnografia dentro do contexto da proposta
apresentada.
- Relação com o conteúdo ministrado nas aulas de Sociologia
- Devolutiva dos comentários com as devidas observações e correções
necessárias
4a. aula: Organizar grupos de
trabalho na sala de aula. Cada grupo deve escolher um autor para pesquisar e
organizar uma apresentação que deve conter os seguintes itens:
1 – Introdução (Breve comentário sobre a literatura
africana de língua portuguesa em geral)
2 – Apresentar o autor escolhido com uma breve
biografia
3 – Comentar sobre as características da literatura
desenvolvida pelo autor e suas principais obras.
4 – Apresentar de um texto do autor (prosa ou
poesia) e analisá-lo.
5 – Bibliografia consultada.
A apresentação poderá ser feita em cartazes, ou em multimídia (PowerPoint,
vídeo).
Obs.: Foi dado um prazo de 20 dias para os
alunos organizarem as apresentações e tirarem suas dúvidas sobre o conteúdo ou
organização dos trabalhos
Foram disponibilizadas 4 aulas para as apresentações
- Apresentação para a
classe do trabalho realizado por cada grupo.
Produto final
Comentários postados no blog e apresentação em multimídia do
resultado das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Avaliação
Participação dos alunos em todo o processo: a pesquisa
realizada pelo grupo, a participação nos comentários no blog e a apresentação
realizada na sala de aula.
Atividade 2.10 - Registro digital da
experiência – o hipertexto
Resultados alcançados com a realização do projeto
sobre o uso de tecnologias no processo de ensino de aprendizagem
Começamos com a criação de um texto coletivo sobre hipertexto (Atividade 2.4 Conceituando hipertexto coletivamente), neste
momento, passamos a discutir como trabalharíamos com os alunos a noção de
hipertextualidade, formamos, portanto um grupo de três professoras: Regina
Balão, Vanda Arruda e Silvia Claudia.
Como incorporar o
uso de tecnologias no ambiente de aprendizagem nas escolas ???
Para a
atividade 2.7 (Planejamento de uma atividade
com hipertexto ou Internet) resolvemos que criaríamos um blog para que
os alunos acessassem. Lá encontrariam dois textos: uma pequena definição sobre hipertexto com
o vídeo indicado no curso; e um texto
sobre a literatura lusófona africana
com vários links para pesquisa de escritores de literatura lusófona africana.
Nos dois casos os alunos deveriam postar comentários sobre os textos lidos.
Os alunos
foram orientados a postar comentários de acordo com os conteúdos que estavam
sendo trabalhados nas aulas de Sociologia, para os alunos de primeiro ano, e
nas aulas de língua portuguesa, para os alunos do terceiro ano. A professora
Regina resolveu envolver também os alunos de segundo ano com a postagem de uma poesia parnasiana
“As pombas” de Raimundo Correia e um vídeo sobre a poesia, neste caso, os
alunos também deveriam postar um comentário.
Os resultados
foram bastante significativos tivemos uma participação grande dos alunos de
primeiro e terceiros anos com vários comentários pertinentes disponíveis no
blog “Balão de letrinhas”. Os alunos de
segundo ano não se sentiram a vontade para postar comentários, então foi
proposto que enviassem comentários por e-mail, outros comentaram em papel e
entregaram.
Resolvemos
transformar esta atividade em um projeto maior “Literatura lusófona africana”,
no entanto, no início este projeto não estava contemplando questões da
sociologia sendo transformado em "Etnografia; Literatura lusófona Africana". Este projeto envolveu os alunos de primeiro e
terceiro ano e de maneira sintética podemos dizer que o projeto foi
desenvolvido em quatro etapas:
Primeira etapa – Reflexão
Como
elaborar uma atividade que envolvesse o uso das TIC, dentro do conteúdo que
estávamos trabalhando?
Segunda etapa – execução da atividade sobre hipertexto
1 - Criação de um blog que
pudesse ser acessado pelos alunos.
2 - O
hipertexto – Definição – os alunos deveriam acessar e postar comentários;
3 - Utilização de um
hipertexto “Literatura Lusófona Africana” – os alunos deveriam acessar e postar
comentários.
Terceira etapa – Ampliação da atividade para um projeto.
1 - A pesquisa.
Utilizando os links do hipertexto e outros, os alunos deveriam
pesquisar informações históricas, sociais e culturais sobre o continente
africano. No caso de língua portuguesa abordagem deveria ser sobre a literatura
lusófona africana.
2- Divisão das classes em grupos e escolha do autor ou país
africano a ser pesquisado.
3 – Conversas nos grupos para organização de apresentações sobre o
conteúdo pesquisado. Duvidas e organização dos temas.
Quarta etapa: - Apresentação da pesquisa.
Sociologia: Cartazes com imagens
capturadas.
Língua Portuguesa: Apresentação em
slides (PowerPoint) de autores lusófonos africanos.
Discussão em classe sobre o trabalho
realizado: pontos positivos e negativos.
Como todo
trabalho escolar, tivemos grupos de alunos que fizeram uma excelente pesquisa e
apresentaram os conteúdos muito bem. Outros grupos deixaram para a última hora
e fizeram uma apresentação razoável ou sofrível. Outros grupos decidiram que
não iriam realizar os trabalhos e arcaram com as consequências, já que todas as
etapas entraram na avaliação do bimestre.
Apesar de não
poder contar com os equipamentos da escola para a realização da pesquisa e
montagem das apresentações, o trabalho foi positivo. Muitos alunos ficaram
admirados com a riqueza cultural que encontraram no continente africano, um
continente muito depreciado pela mídia ideológica e muito sofrido com as
políticas nacionais e internacionais.
O uso dos
equipamentos para a apresentação, no caso dos terceiros anos, apesar das
dificuldades técnicas, deu certo e todos os grupos que montaram suas
apresentações em PowerPoint, conseguiram socializar seus trabalhos.
Os alunos
consideraram a experiência positiva de acessar o blog e ler os textos, mas
muitos alunos têm acesso à internet somente por celular o que aumenta a
dificuldade para a pesquisa e a criação de algum produto midiático.
O
projeto precisa de alguns ajustes os textos postados precisam de mais imagens e
links. É preciso conquistar um espaço na escola para que as etapas do projeto
sejam feitas na escola e não depender apenas dos recursos dos alunos, os alunos
precisam participar no processo de elaboração do projeto, buscando-se com isso
um envolvimento maior dos alunos nas suas etapas.
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