sábado, 14 de dezembro de 2013

Construção do Projeto para o uso de tecnologias e avaliação

e-proinfo: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Tutora: Jacqueline Aparecida Borges Arruda
Projeto: Etnografia e Literatura lusófona africana
Elaborado em conjunto: Regina Balão, Silvia Claudia Gaitan, Vanda Arruda


Atividade 3.4 - Construção do Projeto
E.E. Pereira Barreto

Projeto: Etnografia e Literatura Lusófona Africana
  • Objetivos
O ensino médio se constitui como etapa intermediária entre o Ensino Fundamental e a Educação Superior atendendo adolescentes, jovens e adultos com diferentes expectativas e tendo como finalidade o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania.
 Compreendendo o seu papel no próprio processo histórico, atento às transformações da sociedade, compreendendo os fenômenos sociais, científicos, literários e artísticos que permeiam o nosso mundo. É necessário perceber as diversidades do mundo moderno, promovendo a capacidade de pensar, refletir, compreender e agir sobre as determinações da vida social e produtiva, observando a cultura na perspectiva da emancipação humana.
Este projeto visa abrir um espaço de diálogo intercultural, possibilitando refletir como somos diferentes uns dos outros nas produções exteriores da cultura (histórias, mitos, hábitos, normas de convivência social e arte que produzimos), e, contraditoriamente, como somos iguais em essência, aceitando o outro na diversidade.
A linguagem é um elemento essencial nesse processo, pois envolve os indivíduos em seu simbolismo regulando as estruturas mentais, emocionais e perceptivas. A linguagem está aqui definida tal como encontramos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los, em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. [p. 5].
Neste trabalho visamos desenvolver prioritariamente a competência de compreender e usar os sistemas simbólicos como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação, relacionando textos com seus contextos diante da natureza, função e organização das manifestações simbólicas considerando-se as condições de produção e recepção, envolvendo nesse processo o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
  • Conteúdos
-          Contexto histórico e social da produção literária na África lusófona.
-          Diversas manifestações literárias, seus autores e suas obras.
-          Estudos etnográficos.
-          Diversidade cultural.
-          Relação cultural entre grupos (aculturação)

  • Séries
Primeiras (etnografia) e terceiras séries do Ensino Médio (literatura)
  • Material necessário
                  Computadores com acesso à internet para pesquisa, interação em blog, e criação de uma apresentação com os resultados dos estudos.
      Livros didáticos e textos literários lusófonos africanos.
  • Desenvolvimento
 - Motivação conhecer um pouco do contexto histórico e social dos países lusófonos africanos.

1a. aula. Relações culturais e linguísticas ente alguns países africanos e Brasil, a prosa literária e a modernidade.

      Discussão Oral:
-          Quais expressões da cultura africana os alunos conhecem? (Registro na lousa em forma de lista)
-          Discutir como muitas vezes construímos uma imagem do outro de forma muito superficial. Convidá-los ao aprofundamento das manifestações culturais, sobretudo as literárias.
-          Abordagem Etnográfica

Leitura de Texto: Situação de Aprendizagem 4 Caderno do aluno Volume 3.

-          Texto: Construindo pontes de modernidade entre países africanos e o Brasil. de José Luis Landeira e João Henrique Mateos
-          Debate sobre o texto, questões de interpretação.

2a. aula. Aula expositiva: contexto histórico e social de alguns países africanos de colonização portuguesa (Angola e Moçambique); características da literatura e etnografia

3a. aula. Leitura de poesia
-          Localizar informações relevantes do texto;
-          Formular opinião adequada sobre um fato artístico;
-         Perceber a temática
-         Contextualizaçao e estudo de comportamentos e produção cultural

Poesia
Cerimônia de Passagem 


A zebra feriu-se na pedra
a pedra produziu lume
A rapariga provou o sangue
o sangue deu fruto
A mulher semeou o campo
o campo amadureceu o vinho
O homem bebeu o vinho
o vinho cresceu o canto
O velho começou o círculo
círculo fechou o princípio
A zebra feriu-se na pedra
a pedra produziu lume.
                                      Luanda, 1985.
                                      Ana Paula Tavares

Tarefas a ser desenvolvidas pelos alunos:
           
-          Ler o hipertexto no Blog Balão de Letrinhas: Literatura Lusófona Africana.
-          Postar um comentário crítico sobre a leitura do texto.
-          Análise do conceito etnografia dentro do contexto da proposta apresentada.
-          Relação com o conteúdo ministrado nas aulas de Sociologia
-          Devolutiva dos comentários com as devidas observações e correções necessárias

4a. aula: Organizar grupos de trabalho na sala de aula. Cada grupo deve escolher um autor para pesquisar e organizar uma apresentação que deve conter os seguintes itens:
1 Introdução (Breve comentário sobre a literatura africana de língua portuguesa em geral)
2 Apresentar o autor escolhido com uma breve biografia
3 Comentar sobre as características da literatura desenvolvida pelo autor e suas principais obras.
4 Apresentar de um texto do autor (prosa ou poesia) e analisá-lo.
5 Bibliografia consultada.

            A apresentação poderá ser feita em cartazes, ou em multimídia (PowerPoint, vídeo).

Obs.: Foi dado um prazo de 20 dias para os alunos organizarem as apresentações e tirarem suas dúvidas sobre o conteúdo ou organização dos trabalhos
            Foram disponibilizadas 4 aulas para as apresentações
- Apresentação para a classe do trabalho realizado por cada grupo.

Produto final
Comentários postados no blog e apresentação em multimídia do resultado das pesquisas realizadas pelos alunos.

  • Avaliação
 Participação dos alunos em todo o processo: a pesquisa realizada pelo grupo, a participação nos comentários no blog e a apresentação realizada na sala de aula.

Atividade 2.10 - Registro digital da experiência – o hipertexto

Resultados alcançados com a realização do projeto sobre o uso de tecnologias no processo de ensino de aprendizagem

 Começamos com a criação de um texto coletivo sobre hipertexto (Atividade 2.4 Conceituando hipertexto coletivamente), neste momento, passamos a discutir como trabalharíamos com os alunos a noção de hipertextualidade, formamos, portanto um grupo de três professoras: Regina Balão, Vanda Arruda e Silvia Claudia.
            Como incorporar o uso de tecnologias no ambiente de aprendizagem nas escolas ???
Para a atividade 2.7 (Planejamento de uma atividade com hipertexto ou Internet) resolvemos que criaríamos um blog para que os alunos acessassem. Lá encontrariam dois textos: uma pequena definição sobre hipertexto com o vídeo indicado no curso; e um texto sobre a literatura lusófona africana com vários links para pesquisa de escritores de literatura lusófona africana. Nos dois casos os alunos deveriam postar comentários sobre os textos lidos.
Os alunos foram orientados a postar comentários de acordo com os conteúdos que estavam sendo trabalhados nas aulas de Sociologia, para os alunos de primeiro ano, e nas aulas de língua portuguesa, para os alunos do terceiro ano. A professora Regina resolveu envolver também os alunos de segundo ano com a postagem de uma poesia parnasiana “As pombas” de Raimundo Correia e um vídeo sobre a poesia, neste caso, os alunos também deveriam postar um comentário.
Os resultados foram bastante significativos tivemos uma participação grande dos alunos de primeiro e terceiros anos com vários comentários pertinentes disponíveis no blog Balão de letrinhas. Os alunos de segundo ano não se sentiram a vontade para postar comentários, então foi proposto que enviassem comentários por e-mail, outros comentaram em papel e entregaram.
Resolvemos transformar esta atividade em um projeto maior “Literatura lusófona africana”, no entanto, no início este projeto não estava contemplando questões da sociologia sendo transformado em "Etnografia; Literatura lusófona Africana". Este projeto envolveu os alunos de primeiro e terceiro ano e de maneira sintética podemos dizer que o projeto foi desenvolvido em quatro etapas:

Primeira etapa – Reflexão
                        Como elaborar uma atividade que envolvesse o uso das TIC, dentro do conteúdo que estávamos trabalhando?

Segunda etapa – execução da atividade sobre hipertexto
 1 - Criação de um blog que pudesse ser acessado pelos alunos.
 2 - O hipertexto – Definição – os alunos deveriam acessar e postar comentários;
 3 - Utilização de um hipertexto “Literatura Lusófona Africana” – os alunos deveriam acessar e postar comentários.

Terceira etapa – Ampliação da atividade para um projeto.
           
            1 - A pesquisa.
Utilizando os links do hipertexto e outros, os alunos deveriam pesquisar informações históricas, sociais e culturais sobre o continente africano. No caso de língua portuguesa abordagem deveria ser sobre a literatura lusófona africana.
2- Divisão das classes em grupos e escolha do autor ou país africano a ser pesquisado.
3 – Conversas nos grupos para organização de apresentações sobre o conteúdo pesquisado. Duvidas e organização dos temas.

Quarta etapa: - Apresentação da pesquisa.
                        Sociologia: Cartazes com imagens capturadas.
                        Língua Portuguesa: Apresentação em slides (PowerPoint) de autores lusófonos africanos.
                        Discussão em classe sobre o trabalho realizado: pontos positivos e negativos.

            Como todo trabalho escolar, tivemos grupos de alunos que fizeram uma excelente pesquisa e apresentaram os conteúdos muito bem. Outros grupos deixaram para a última hora e fizeram uma apresentação razoável ou sofrível. Outros grupos decidiram que não iriam realizar os trabalhos e arcaram com as consequências, já que todas as etapas entraram na avaliação do bimestre.
            Apesar de não poder contar com os equipamentos da escola para a realização da pesquisa e montagem das apresentações, o trabalho foi positivo. Muitos alunos ficaram admirados com a riqueza cultural que encontraram no continente africano, um continente muito depreciado pela mídia ideológica e muito sofrido com as políticas nacionais e internacionais.
            O uso dos equipamentos para a apresentação, no caso dos terceiros anos, apesar das dificuldades técnicas, deu certo e todos os grupos que montaram suas apresentações em PowerPoint, conseguiram socializar seus trabalhos.
            Os alunos consideraram a experiência positiva de acessar o blog e ler os textos, mas muitos alunos têm acesso à internet somente por celular o que aumenta a dificuldade para a pesquisa e a criação de algum produto midiático.

            O projeto precisa de alguns ajustes os textos postados precisam de mais imagens e links. É preciso conquistar um espaço na escola para que as etapas do projeto sejam feitas na escola e não depender apenas dos recursos dos alunos, os alunos precisam participar no processo de elaboração do projeto, buscando-se com isso um envolvimento maior dos alunos nas suas etapas.

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