quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Projeto: Feeling: express them

Boa tarde queridos alunos do Curso TIC's e leitores do Blog compartilho com vocês o Projeto desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Thomázia Montoro, 9ª ano. Ele visa trabalhar com as emoções e sentimento buscando um melhor convívio em sala de aula. espero que gostem.
Abraços virtuais.

PROINFO - Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Jacqueline Aparecida Borges Arruda
Período: Segundo semestre/2013
Elaborado por: Monique Silva de Queiroz Caires
E.E. Thomázia Montoro

                                                        PROJETO

Título: Feeling – Express them  (Sentimentos – expresse-os).

Público alvo: 9º ano do Ensino Fundamental.

Tempo necessário: aproximadamente 8 aulas.

Objetivos gerais
- Explorar diferentes tipos de narrativas pessoais;
- Desenvolver a competência leitora;
- Promover nos alunos uma reflexão a respeito das relações pessoais;  
- Usar corretamente o Simple Past e o Past continuous;
- Conhecer os adjetivos e usá-los para se expressar.

Objetivos educacionais
- Estimular uma melhor convivência em sala de aula com os colegas/professor;
- Estimular o aluno a comunicar-se oralmente, através da escrita e com desenhos e expressar-se na internet através de um grupo fechado no Facebook;
- Promover uma melhor socialização entre os alunos através do trabalho em equipe;
- Orientar o aluno sobre a leitura de linguagens não verbais e interpretar as informações nela contidas;

Competências e habilidades
- Identificar características de um fórum na internet, de um diário pessoal e de uma autobiografia;
- Reconhecer o uso de algumas interjeições e onomatopeias para expressar sentimentos e sensações;
- Identificar adjetivos para descrever sentimentos e sensações;
- Identificar o tema geral do texto;
- Localizar informações específicas em um texto;
- Identificar verbos no Simple Past e no Past Continuous;
- Usar as ferramentas da internet, navegar pelos sites indicados.

Conteúdos:
- Estratégias de leitura que auxiliam os alunos no entendimento de um texto verbal e não verbal;
- Tempo verbal: Passado Simples, Passado Contínuo;
- Adjetivos;
- Interjeições e Onomatopéias.

Estratégias:
- Levantamento de conhecimentos prévios do aluno por meio de sensibilização para o uso de interjeições e onomatopeias;
- Trabalho em duplas ou pequenos grupos;
- Apresentação do professor com participação dos alunos;
- Leitura dirigida;
- Discussão (mesas redonda);
- Pesquisa na internet;
- Correção de texto entre pares e/ ou autocorreção.

Recursos do professor:
- Computador;
- Giz e lousa;
- Caderno do professor /Caderno do aluno; livro; texto impresso, Gibis.
- Música e Sites.

Recursos dos alunos:
Dicionários;
- Celular;
- Internet – como fonte de pesquisa;
- Papel Sulfite, lápis de cor, canetinhas;

Metodologia
- Leitura de textos dois tipos de gêneros textuais  utilizando texto impresso, internet, e caderno do aluno, identificando suas características; contextualizando a parte gramatical;
-Trabalhar com os alunos em sala de aula e fora dela (usando o acesso a internet através de  computador  pessoal, celular ou lan house para que eles pesquisem as informações solicitadas pelo professor)
- Fazer registros das atividades desenvolvidas no caderno;
- Promover  a interdisciplinaridade.

Sugestões para o trabalho interdisciplinar: Com o trabalho colaborativo dos professores de Arte, Português  e os alunos poderão desenvolver outras habilidades e competências pertinentes aos objetivos de cada uma das disciplinas participantes.

Produção final: Desenho com Emoticons que expressam sentimentos e apresentação dos mesmos em Inglês.

Avaliação
Processual: Registro da participação dos alunos;
Avaliação das produções escritas e das pesquisas;
Avaliação escrita do conteúdo gramatical;
Avaliação das apresentações dos desenhos.

Conclusão: Com esta sequência didática os alunos terão a oportunidade de conhecer gêneros textuais diferentes, expressar seus sentimentos, praticar a linguagem escrita e visual , integrar  as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e Inglês e ampliarão os seus conhecimentos sobre o uso das TIC’s.

Bibliografia
2. Caderno do aluno volume 3.
3. Caderno do professor volume3.
4. Torres, Nelson. Gramática Prática da Língua Inglesa. O Inglês descomplicado. Ed Saraiva 2010.
7. https://pt.wikipedia.org



                   Feelings – Express them  (Sentimentos – expresse-os) - Descrição das Atividades


Sequência e desenvolvimento das atividades
Os alunos serão avaliados durante a realização de todas as atividades, por isso o professor deve acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos para sanar possíveis dificuldades, verificando o envolvimento e desempenho de cada aluno nas atividades propostas.

Atividade 1: Levantamento do conhecimento prévio do aluno 
Desenvolvimento
Comece perguntando aos alunos se eles sabem o que são Onomatopéias, logo após as respostas exemplifique mostrando a eles gibis ou histórias em quadrinhos, faça desenhos na lousa ou imite os sons. Em seguida explique que também existem as interjeições e peça que eles deem outros exemplos. Escolha alguns exemplos citados e dê a forma correspondente em inglês. Peça a seguir para que eles relacionem dentre alguns desses exemplos a algum tipo de sensação ou sentimento.


Atividade 2: Leitura e compreensão de texto 
Desenvolvimento
O professor pode iniciar os trabalhos perguntando para os alunos como eles se sentiram no primeiro dia de aula. À medida que os alunos vão respondendo o professor vai anotando na lousa em inglês os adjetivos que expressam as sensações e sentimentos vividos pelos alunos. O texto a ser trabalhado é uma página de diário, os alunos devem ler o texto para identificar seu gênero, algumas características e seu tema. Logo após as explicações  de um tempo para que eles realizem as atividades propostas do Caderno do aluno e faça a correção na lousa. Em seguida contextualize a parte gramatical explicando o uso do Simple Past e Past continuous.

Atividade 3: Leitura e compreensão de texto 
Desenvolvimento
O texto a ser trabalhado é um fórum na internet. Pergunte se eles sabem o que são os fóruns na internet. Articule as informações dadas pelos alunos e complemente com sua explicação, de modo que eles entendam o que acontece nesse tipo de site. O professor pode pedir que eles visitem alguns fóruns, pode exemplificar com texto impresso ou o próprio texto da apostila e imagens da internet para que eles possam visualizar o assunto.
Leia o enunciado da atividade, explique que eles devem identificar as características de um gênero textual (fórum da internet) e também  identificar o tema geral de um texto. Trabalhe em duplas, dê alguns minutos para que eles façam a atividade, disponibilize dicionários e então verifique as respostas oralmente. Agora os alunos devem fazer uma leitura mais detalhada do texto para localizar informações específicas. Nessa fase o aluno deve trabalhar individualmente, fazer anotações em seu caderno e durante a correção, diferentes alunos devem dar as respostas.


Atividade 4: Debate sobre o tema do texto 
Desenvolvimento
Discuta um pouco com os alunos o tema abordado no texto: Gravidez na adolescência. Deixe que eles expressem seu ponto de vista, levantem hipóteses para explicar as atitudes e sentimentos dos envolvidos e expliquem como eles se sentiriam se isso acontecesse com eles. Após o debate trabalhe a parte gramatical: adjetivos; o vocabulário: sentimentos e emoções. Em seguida aborde a questão dos Emoticons. Pergunte aos alunos se eles sabem como eles surgiram, sugira então uma pesquisa na internet sobre os Emoticons e peça para que os alunos entreguem na próxima aula.  


Atividade 5: Preparação para atividade escrita  
Desenvolvimento
Nessa atividade o professor deve explicar a proposta aos alunos. Será feita uma produção escrita onde o tema será um episódio da vida deles, de preferência verídico, onde em pequenos grupos os alunos escreverão o que aconteceu, quando e onde aconteceu, quem estava envolvido, e como cada pessoa se sentiu naquela situação. Os alunos do grupo devem  ajudar os colegas que tem dificuldade com a parte, trocar informações mas cada um vai redigir o seu texto. Monitore os trabalhos dos grupos e disponibilize mais uma vez o dicionário, nessa fase o professor pode liberar o uso do celular como ferramenta de apoio (uma vez que os celulares possuem dicionário). Após o termino de seus textos peça para que os colegas de grupo revisem seus textos, considerando não apenas os “erros” linguísticos, mas a clareza do texto e das ideias nele registradas.

Atividade 6: Elaborar um cartaz com a imagem dos Emoticons.
Desenvolvimento
O professor deve retomar o tema Emoticons devolvendo a pesquisa aos alunos e falando um pouco a respeito da evolução desses Emoticons. Os alunos devem retomar as duplas e escolher qual Emoticon eles irão reproduzir pesquisando na internet como é esse Emoticon. Com a ajuda do professor, cada grupo deverá confeccionar seu cartaz com o Emoticon escolhido.

Atividade 7: Confecção dos cartazes.
Desenvolvimento 
Os alunos farão o desenho demonstrando o sentimento escolhido. Em seguida eles apresentarão (em inglês) para a classe seu Emoticon. Em seguida os Emoticons serão fixados na parede da sala de aula, para que sempre que quiserem e por vontade própria os alunos expressem como estão se sentindo hoje, ou com alguma determinada situação que aconteceu na escola ou fora dela sem precisar entrar em detalhe do que ocorreu. O professor pode participar sempre que sentir vontade de se expressar e quando ele tiver maior entrosamento com a turma.

Atividade 8: Música 
Desenvolvimento
Finalizando, o professor encerra com o clipe e música: http://www.youtube.com/watch?v=d-diB65scQUO professor cria um grupo fechado no Facebook para que os alunos possam falar de seus sentimentos em relação a aula e também sobre sua vida onde eles terão que colocar no fim da postagem um Emoticon. Isso vai proporcionar um melhor relacionamento com seus alunos, uma prática dialógica reflexiva e uma aproximação entre os alunos e o professor. Por fim o professor deve solicitar aos alunos que façam um relato (individual ou em grupo) das atividades realizadas contendo: qual a atividade que mais gostaram e qual a que menos gostaram de realizar, o que foi fácil e difícil de realizar, o que aprenderam, e outros itens que querem relatar. Não esquecer que as respostas devem ser justificadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário