domingo, 15 de dezembro de 2013

Atividade 3.4


                   “Quem escreve um conto aprende um tanto”
  • OBJETIVOS
ü Desenvolver a capacidade de comunicação oral, a leitura e produção textual;
ü Motivar o aluno para leitura crítica;
ü Reconhecer os elementos narrativos;
ü Utilizar os recursos da tecnologia;
ü Analisar e aprimorar o próprio discurso com uma visão crítica.

·       JUSTIFICATIVA

Os contos tradicionais são textos que, por seu conteúdo mágico, fascinam crianças e adultos. Em geral, são histórias de autoria desconhecida, que fazem parte da cultura oral de um povo e se perpetuaram, como todos os textos da tradição oral, pela passagem de geração em geração.

Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam, usando de sua criatividade, escrever a partir dos seus pontos de vista histórias que chegaram até eles através do discurso oral e escrito, com ajuda da tecnologia. A comunicação é parte inerente do ser humano. Desde cedo procuramos estabelecer comunicação, seja de modo verbal ou não verbal.A escola deve oferecer condições para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos a respeito da língua materna, bem como, dos processos do ato de comunicação

·       CONTEÚDOS
ü Valorização da leitura como uma fonte de entretenimento;
ü Desenvolvimento de critérios de escolha;

  • SÉRIES
ü 3º ano do Ensino Fundamental I
  • MATERIAL NECESSÁRIO
ü Computadores com acesso à internet
ü Ferramenta Hagaquê
ü Livros didáticos do Ler e Escrever 3º ano Volume II

  • DESENVOLVIMENTO
ü Motivação conhecer vários contos

1a. aula. Exposição do projeto

     Comunicação Oral
ü Conversa sobre o gênero;
ü Tipos de contos;
ü Criação do livrinho;
ü Exposição de alguns livrinhos feito por criança;
ü Visita ao laboratório de Informática.

2a. aula. Leitura do conto
ü “Os três cabritinhos”
ü Localizar informações relevantes do texto;
ü Perceber a temática
ü Contextualização da produção escrita


3a. aula. . Leitura do conto
ü “A princesa e o grão de ervilha”
ü Localizar informações relevantes do texto;
ü Perceber a temática
ü Contextualização da produção escrita

4a. aula. . Leitura do conto
ü “O rei que queria alcançar a Lua”
ü Localizar informações relevantes do texto;
ü Perceber a temática
ü Contextualização da produção escrita

5a. aula. . Leitura do conto
ü “A boa sopa”
ü Localizar informações relevantes do texto;
ü Perceber a temática
ü Contextualização da produção escrita

Disponível em:
Apostila do 3 ano contem o projeto e os contos

Site do Governo do Estado disponibiliza todo o material para consulta e download.

Tarefas a ser desenvolvidas pelos alunos:
        
-       Ouvir com atenção todos os contos;
-       Analisar a estrutura cada um deles;
-       Reescrita de um dos contos escolhido pela criança;
-       Digitação no Word para correção e utilização dos recursos;
-       Montagem no hagaque.

     6a. aula: Formação das duplas e reescrita
ü Organizar as duplas de trabalho na sala de aula;
ü Escolher um conto para reescrever;


        
7a. aula. Laboratório de Informática
ü Digitar o conto reescrito;
ü Usar ferramentas para facilitar correção;
        
8a. aula. Laboratório de Informática
ü Montar o conto no Hagaquê
        
·       PRODUTO FINAL

Livrinho feito na ferramenta Hagaquê.
·       AVALIAÇÃO
Observar a participação de cada criança em todo o processo, desempenho das competências e habilidades nos procedimentos.

E. E. Professora Flávia Vizibeli Pirró
Projeto: “Quem conta um conto escreve um tanto no HAGAQUÊ”
Patrícia Francisca de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário