segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet


Objetivos:
  • Conhecer e aprender a parlenda, com  o uso do hipertexto e de uma forma lúdica usar uma parlenda para linkar imagens e significados a algumas palavras, auxiliando principalmente os educandos que se encontram no início da alfabetização ou possuem dificuldade no aprendizado.
  • Criar uma ilustração com o Paint (ou similar) para parlenda que deverá ser arquivado na pasta de imagens com o nome da parlenda.
        Conteúdos:

  • Hipertexto,
  • Parlendes,
  • Significados das palavras
  • Associação de uma palavra a uma imagem e significado.
  • Navegar na internet se tiver acesso.

Anos:
  • Alunos de 2º e 3º anos e de sala  de recursos.
(Para alunos de 4º e 5º ano podem-se usar textos maiores e explicação da palavra mais complexo, com os alunos de fundamental II pode-se usar textos maiores, que não sejam do conhecimento deles e conter conteúdo de diferentes áreas e de preferência usar a internet para linkar as informações e fotos.)

Tempo estimado:
  • 2 ou 3 aulas.
Material necessário:
  • Computador,
  • Word (ou similar)
  • Paint (ou similar)
  • Banco de imagens e significado (dicionário) das palavras salvas para serem utilizadas ou Internet,
  • Parlenda ou texto escolhido para o trabalho.
             Desenvolvimento:
  • Apresentar a parlenda ou texto para os alunos.
  • Apresentar o Word para quem não conhece.
  • Ensinar como usar a ferramenta do Hiperlink no Word para os aprendizes.
  • Explicar que existe um arquivo de fotos e textos explicativos, significados ou dicionário de algumas palavras do texto, na pasta de imagens ou documentos como “nome” da parlenda ou texto, se não houver a possibilidade de uso da internet.
  • Apresentar o Paint e explicar como usa.
  • Salvar os trabalhos realizados.
  • Trocar as experiências, vir os trabalhos dos colegas.
  • Roda de conversa sobre o hipertexto, hiperlink. Para que serve como foi utiliza-lo, comentário dos outros trabalhos, e da sua própria experimentação.
Produto final:
  • Parlenda com hipertexto de fotos e significado associado a algumas palavras,
  • Ilustração da parlenda arquivada na pasta de imagens.
             Avaliação: Formativa 
  • Participação na atividade.
  • Participação em grupo.
  • Compreensão e execução da atividade proposta.
  • Auto avaliação.
  • Trabalho final.
Sheila Jane Sulzbeck
E. E. “Prof Ceciliano José Ennes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário