domingo, 16 de setembro de 2012


Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

  • Objetivos:
  • Conhecer e aprender a parlenda, com  o uso do hipertexto e de uma forma lúdica usar uma parlenda para linkar imagens e significados a algumas palavras, auxiliando principalmente os educandos que se encontram no início da alfabetização ou possuem dificuldade no aprendizado.

Criar uma ilustração com o Paint (ou similar) para parlenda que deverá ser arquivado na pasta de imagens com o nome da parlenda.

Conteúdos:

- Hipertexto,

- Parlendes,

- Significados das palavras

- Associação de uma palavra a uma imagem e significado.

- Navegar na internet se tiver acesso.

 

  • Anos:

Alunos de 2º e 3º anos e de sala  de recursos

(Para alunos de 4º e 5º ano podem-se usar textos maiores e explicação da palavra mais complexo, com os alunos de fundamental II pode-se usar textos maiores, que não sejam do conhecimento deles e conter conteúdo de diferentes áreas e de preferência usar a internet para linkar as informações e fotos.)

  • Tempo estimado:

2 ou 3 aulas.

  • Material necessário:

- Computador,

- Word (ou similar)

- Paint (ou similar)

- Banco de imagens e significado (dicionário) das palavras salvas para serem utilizadas ou Internet,

- Parlenda ou texto escolhido para o trabalho.



Atividade 2.8

Registro digital da experiência – o hipertexto

Como tenho dificuldades na utilização da sala de informática e dispunha de pouco tempo, resolvi desenvolver a atividade individualmente utilizando o meu Laptop. Primeiro apresentei a parlenda para eles que iriam trabalhar, usando o Power Point, depois apresentei o programa do Power Point e expliquei como colocar nas palavras os hipertextos que eu já havia selecionado como fotos e definições de palavras que estavam nos slides, que o que eles teriam que fazer era escolher qual slide associar com a palavra hiperlinkada. O menino teve maior facilidade em memorizar os procedimentos e maior agilidade na escolha dos slides, a menina demorou um pouquinho mais para acertar os movimentos, mas ambos gostaram muito da atividade e se divertiram aprendendo. Para eles tudo foi novidade, pois não conheciam o Power Point e muito menos como linkar uma informação e que existia esta possibilidade de navegação de conteúdos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário