segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Relato da experiência com os alunos - 2.8

ESTRATÉGIAS :  Reunidos  os  alunos,  fomos  à sala de informática. Tivemos uma rápida conversa informal, quando expliquei  que iríamos fazer uma atividade  no computador, usando a Internet. Cada dois alunos  ocupou um computador.  Percebi que tinham certa “familiaridade” com as máquinas. 

De  inicio  pedi que me dissessem como poderiam fazer uma pesquisa.   Responderam   que  o  primeiro  site  de  procura  seria  o  Google. 

Expliquei  então  a  diferença  que existe entre um  texto  escrito  e  um  digitado,  e  o que  iríamos  ler chamava-se  um Hipertexto.  Eles  gostaram.  Entramos   na Internet, onde    tinha  preparado  o  hipertexto  da  poesia  A  Flor  Amarela.  Leram, em  voz  alta  e depois  em  silêncio.

Pedi que  observassem  que  no  texto  haviam algumas  palavras  destacadas.   Clicamos e apareceu  o  significado  e  explicação  de  cada  uma.  Aprenderam  rapidamente.  Mostrei  como  se  faz  e  disse  que  isso  chama-se  hiperlink.  Logo destacaram  outras  palavras  e  fizeram  o hiperlink.  

Ficaram  entusiasmados  com  a  nova  aprendizagem.  Mostrei também  a  eles  que pesquisas  podem  também  ser  feitas  pela Wikipédia.   Depois  de  explorarem e tirarem algumas dúvidas,  escreveram  no papel  sulfite, desde  o  inicio  da aula, como começamos,  o  que  aprenderam  e  escreveram  a poesia  da  Cecília  Meireles, já memorizada.  Em  seguida  fizeram  as atividades  programadas.  Cruzadinha  e caça-palavras.

Terminamos  a  aula  com  todos  os  alunos  bastante  incentivados  e  confiantes,  que  mais uma ferramenta  tecnológica  importante haviam  aprendido.

Observei  que, para  os  alunos,  as  aprendizagens  com  as TICs, muito  mais  positivos  são  os resultados.  Aprendem  com  muito  mais  motivação  e  interesse.  A  aprendizagem  torna-se  mais rica, porém  sempre  terá  que  ter  o acompanhamento do professor, para  orientá-los  e  deixá-los  confiantes  na  busca  de  novos conhecimentos.

No  entanto  é  bom  salientar  que  a leitura  e  a escrita, com lápis  e  papel, nunca  deverão  ser dispensadas,  pois  são  os  aliados  perfeitos  para  acompanhar todas  as  ferramentas  inovadoras  da  Educação.
      Dirce  Tálamo  PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário