De inicio
pedi que me dissessem como poderiam fazer uma pesquisa. Responderam
que o primeiro
site de procura
seria o Google.
Expliquei então a diferença
que existe entre um texto
escrito e um
digitado, e o que
iríamos ler chamava-se um Hipertexto.
Eles gostaram. Entramos
na Internet, onde já tinha
preparado o hipertexto
da poesia A Flor Amarela.
Leram, em voz alta e
depois em silêncio.
Pedi que observassem
que no texto
haviam algumas palavras destacadas.
Clicamos e apareceu o significado
e explicação de
cada uma. Aprenderam
rapidamente. Mostrei como
se faz e
disse que isso
chama-se hiperlink. Logo destacaram outras
palavras e fizeram
o hiperlink.
Ficaram entusiasmados
com a nova
aprendizagem. Mostrei também a
eles que pesquisas podem
também ser feitas
pela Wikipédia. Depois de
explorarem e tirarem algumas dúvidas,
escreveram no papel sulfite, desde o
inicio da aula, como começamos, o que aprenderam
e escreveram a poesia
da Cecília Meireles, já memorizada. Em
seguida fizeram as atividades
programadas. Cruzadinha e caça-palavras.
Terminamos a
aula com todos
os alunos bastante
incentivados e confiantes,
que mais uma ferramenta tecnológica
importante haviam aprendido.
Observei que, para
os alunos, as
aprendizagens com as TICs, muito mais
positivos são os resultados. Aprendem
com muito mais
motivação e interesse.
A aprendizagem torna-se
mais rica, porém sempre terá
que ter o acompanhamento do professor, para orientá-los
e deixá-los confiantes
na busca de
novos conhecimentos.
No entanto
é bom salientar
que a leitura e a
escrita, com lápis e papel, nunca
deverão ser dispensadas, pois
são os aliados
perfeitos para acompanhar todas as
ferramentas inovadoras da
Educação.
Dirce Tálamo PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário