segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PRÁTICA PEDAGÓGICA, A FLOR AMARELA - atividade2.8_pratica_pedagogica

Os alunos obtiveram bom envolvimento, conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade com facilidade. Muitos demonstraram espontaneidade nas colocações, sendo o trabalho realizado em etapas, no primeiro momento discutimos em classe e foi mencionado o que pretendíamos alcançar, foi colocada a poesia A FLOR AMARELA na lousa e solicitado que fosse feito a leitura como um grande coral, leram e releram, identificando as palavras apontadas, observando-se sua forma correta de escrever. Na segunda etapa, as crianças foram filmadas e fotografadas como um todo dentro da sua própria sala de aula, solicitei que fizessem ilustrações sobre o que significava o texto para eles, alguns muito motivados conseguiram escrever sobre o que tinham ouvido. Eu pensei em realizar a fase seguinte na sala dos professores, onde existem dois computadores e a nossa coordenadora pedagógica considerou o melhor local para continuar a proposta, seria na sala de informática, escolhi três alunos e iniciamos a pesquisa via online, os alunos sentaram cada um num computador, foram filmados conforme faziam a pesquisa e se mostraram bastante curiosos, conforme encontravam sites sobre o tema, registravam em folhas o que consideravam interessantes. Após pesquisa, discutimos sobre o que tinham registrado nos links que navegaram e resolvemos em comum acordo fazer um hipertexto coletivo, apenas indiquei que cada palavra escrita deveria ter um espaço, já aplicando como deve ser a segmentação na formação textual. Na sala de informática existem monitores permanentes que auxiliam os professores e alunos, que tenham interesse de pesquisar fora do horário de aula, os computadores onde os discentes estavam sentados, funcionaram perfeitamente, tive a impressão que as crianças ficaram fascinadas por não conhecerem essa sala, foi a primeira experiência e mostraram calmas e participativas. A diretora da nossa escola, permitiu que um inspetor de alunos (Sérgio) fizesse uma assessoria me auxiliando na filmagem e acompanhou todo o processo, demonstrando muita paciência com os alunos, também contamos com a presença da Beatriz (monitora) da sala de tecnologia digital. Considerei o plano de aula prazeroso e estimulante e já estou pensando em utilizar a sala de informática como prática de alfabetização, fiz questão que os alunos escrevessem em folhas de papel sulfite como prova da veracidade do meu trabalho.
Enviado por :
 MARCIA KEIKO KONDO TACINI(22/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário