O presente projeto tem o intuito trabalhar momentos
das histórias do folclore e fazer uma
prévia relação com os animais em extinção e o meio ambiente, acompanhando a
leitura da professora, fazendo comentários sobre a trama e personagens,
solicitar aos alunos que observem as ilustrações, perguntar sobre as impressões que tiveram da história e
se já tinham ouvido falar dela.
http://www.youtube.com/watch?v=dgRzVJklhMM&feature=youtu.be
Os alunos, além de serem convidados a trabalhar inicialmente com o
alfabeto móvel, devem ser estimulados, durante as atividades, de acordo com o
conhecimento prévio do aluno. A professora irá auxiliá-los em suas dificuldades,
acompanhando a escolha de imagens, palavras e frases, que sejam significativas
aos alunos. Várias situações como estas geram interesse e participação
significativa.
Ainda que não saibam ler e escrever, aproveitamos
para trabalhar com outras competências que muitas vezes superam nossas
expectativas. Para exemplificar: às vezes é ditada a história pelas crianças e a
professora é a escriba no computador. O aluno é convidado a ler, tentando
ajustar o falado ao escrito. É importante que o aluno tente ler buscando pistas
no próprio texto, sem medo de cometer erros e, depois, faça a leitura com a
turma, apoiando-se nos conhecimentos que tem sobre as letras e o texto. Com isso, o aluno adquire maior circulação de
informações e desenvolve a autonomia, e podemos também perceber se o aluno entendeu a leitura ou as histórias no
computador.http://www.youtube.com/watch?v=dgRzVJklhMM&feature=youtu.be
Nenhum comentário:
Postar um comentário