Esse blog contém informações sobre os cursos ministrados pela PCNP de Tecnologia Jacqueline Arruda e publicações dos professores/cursistas desde do ano de 2012.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Plano de aula Primavera Árabe- Mitzi
• Título/ Tema da sugestão de aula:
O uso das redes sociais na sala de aula: A Primavera Árabe.
• Estrutura curricular:
Indicado para aulas no
Fundamental II – (8º série-9ºano)
Ensino Médio ( 3º ano)
Pode ser interdisciplinar com outras áreas como
História ( civilização árabe, conflitos atuais)
Sociologia ( movimentos sociais)
Filosofia ( autonomia e liberdade)
língua portuguesa (uso da linguagem nas redes sociais)
arte ( representação simbólica e representação teatral)
Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
• Objetivos:
Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção da paz nos países Árabes; identificar e descrever o uso das redes sociais na primavera Árabe; identificar elementos histórico-geográficos que expliquem o desencadeamento de inúmeros conflitos étnico-religiosos no mundo Árabe.
• Duração das atividades: 6 aulas.
• Conhecimentos Prévios:
Fazer uma sondagem na sala de aula para identificar o que os alunos conhecem sobre o mundo árabe e as atuais revoluções nele presentes e o uso das redes sociais com papel de unir as pessoas para uma causa importante e de interesse de todos.
Para acompanhar a aula o aluno deverá saber com sua pesquisa e aulas anteriores sobre as características físicas, econômicas do mundo árabe e sua história política e desenvolvimento até o presente.
• Estratégias e Recursos:
Roteiro da seqüência didática
1)Discussão em sala de aula sobre as notícias relacionadas a Primavera Árabe.
2)Leitura e discussão do texto sobre história da civilização árabe. (http://www.historiadomundo.com.br/arabe/arabes.htm )
3) Apresentação e discussão do infográfico:
http://veja.abril.com.br/infograficos/retrospectiva-revoltas-arabes/
4) Pesquisa nos jornais sobre os conflitos, imagens. (individual)
Itens da pesquisa:
a)Nome do país
b)mapa com localização.
c)Situação econômica, política e qualidade de vida
d)Revolta Árabe
causa, etapas, situação atual
e)Uso de tecnologia no movimento social
Em grupos de 5 alunos, discutir o conteúdo da pesquisa, elaborar um cartaz síntese e socializar com a classe.
Links:
http://envolverde.com.br/ips/inter-press-service-reportagens/primavera-arabe-jovens-liberdade-e-tecnologia/
(Inter Press Service – Reportagens 19/4/2012 -09h50)
http://mais.uol.com.br/view/t15rl4kajx2a/entenda-como-comecou-a-crise-e-a-atual-situacao-da-siria-04024C9B3666C0992326?types=A&
(vídeo- BBC Brasil - Publicado em 24/11/2011 às 17h43)
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5739904-EI17594,00-Crise+na+Siria+origens+capitulos+impasses+e+destinos.html
(portal Terra – notícias- mundo – julho/2012)
http://informecritica.blogspot.com.br/2011/01/internet-e-as-rebelioes-populares-no.html ( blog sobre uso de internet e rebeliões populares)
http://www.obrasileirinho.com.br/revolucao-social-mundo-arabe-jovens-internet-democracia/ (site com texto sobre o tema by Jackson Rubem )
http://www.old.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111007145215&assunto=18&onde=Curinga(Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
07/10/2011 | 14h52 | Nobel da Paz )
5)Apresentação do vídeo sobre a situação no Egito, Tunísia e Líbia. ( 5 minutos)
http://tv.estadao.com.br/videos,SECULARES-FORAM-TOTALMENTE-DIZIMADOS-NA-TUNISIA-EGITO-E-LIBIA,155415,259,0.htm (TV Estadão | 17.12.2011)
Em grupos, discutir os itens a partir da pesquisa e do vídeo apresentado.
a) Como ocorre à transição da ditadura para a democracia? Será que essa transição corresponde às mudanças esperadas pela população?
b) Em sua opinião como seria o ideal na transição?
6) Em grupos, fazer a leitura e discussão sobre o texto ”Hashtags não derrubam governos”.
a) Vocês concordam com a postura do autor? Por quê?
b) Qual a relação do texto com as revoluções árabes?
c) Será possível que as pessoas que usam as redes sociais possam mobilizar mudanças políticas? Isso seria possível no Brasil?
d) Conclusão
7) Elaboração da apresentação e depois sua realização na sala de aula do início da Primavera Árabe, dividindo os grupos pela sala em cada canto, representando um país ( pode ser com a bandeira, mapa, algum símbolo nacional). Cada grupo deverá se comunicar com o outro grupo através do celular, facebook, twitter, contando os movimentos ocorridos em seu país. A representação pode ser feita através de celulares, cartazes com as mensagens mandadas via celular ou “twitadas”, ou postagens no facebook. Podem ser usados também imagens. Cada vez que um grupo se apresenta, os outros devem ser expectadores, cada grupo deve ter uma ordem de apresentação, indicar para quem foi mandada a mensagem e então o outro grupo começa sua apresentação. É uma simulação do que aconteceu.
8)Discussão sobre a atividade e sobre o que foi possível aprender sobre o tema.
Sala de informática, sala multiuso, mapas, textos, filmes, jornais e revistas, infográficos.
• Recursos Complementares:
Outras indicações bibliográficas
http://www.webartigos.com/artigos/a-revolucao-arabe-e-a-reconquista-da-identidade/65818/(Publicado em 11 de maio de 2011 em Governo e Política
-Lahcen EL MOUTAQI -Consultor_professor)
http://mariangelaberquo.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html ( blog sobre conflitos internacionais)
http://noticias.uol.com.br/album/2012/07/18/a-crise-na-siria-em-fotos.htm#fotoNavId=as2687668 (fotos da crise na Síria- Uol )
Celulares, informações dos alunos sobre os conflitos entre outros.
• Avaliação:
A avaliação será contínua, no decorrer de todo o processo de aprendizagem, considerando a participação dos alunos nas atividades, sua criatividade, pesquisa, texto final e prova, estimulando, orientando e desafiando os alunos em todo o processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário